Zâmbia Fase IV – Ultimo Dia (Chipata – Fronteira)

 

Após um dia de repouso com as pernas besuntadas em Diclofenac, sentia-me pronto para avançar na minha viagem.

Até Lilongwe (Malawi), eram mais de 140Kms. Não fazia a mínima ideia se as pernas iriam aceitar percorrê-los ou se me deixariam a meio caminho, tal como acontecera na etapa anterior. Se tal fosse o caso eu seria obrigado a fazer a viagem em dois dias.

DSCF5137

Deixei a Eastland Lodge às 8h36 rumo à fronteira com o Malawi. Apenas 21Kms separavam-me do país vizinho.

O dia estava bom e o vento ainda não estava muito forte. A conjuntura destes dois factores contribuíam indirectamente, para um bom desempenho das minhas pernas desde as primeiras horas do dia.

Preparava para me despedir da Zâmbia e dos momentos vividos no país. Desde a chegada a Kalabo em canoa a motor, passando pelos 3 dias a empurrar a bicicleta na areia, pelos encontros com os hipopótamos e elefantes, acabando na última etapa até Chipata.

Não dizia “adeus” à Zâmbia da mesma maneira que o disse a Angola, na fronteira de Mossuma.

Afinal de contas fiquei com a impressão que a Zâmbia era um país para “inglês ver”.

Um país com muitos pontos turísticos (grande maioria eram Parques Nacionais), boas condições de alojamento nesses locais e boas estradas… Tudo junto confeccionava um prato lindíssimo…

Mas depois faltava o sal para dar sabor… faltava África fora dos roteiros comerciais… faltava história… faltava valorização cultural… faltava tudo o mais que não fosse entrar numa reserva para ver animais. Faltava a inter-relação que havia verificado em Angola…

No meu caso particular, só faltava mais uma coisa antes de sair do país. Faltava algo que realmente marcasse o meu dia e de maneira que me fizesse ponderar se eu continuaria para Lilongwe ou não.

A poucos quilómetros da fronteira com o Malawi, faltava-me mais um pneu furado.

DSCF5141

Quando parei a bicicleta para reparar o furo, rapidamente apareceram vários curiosos para assistirem à operação.

De início a plateia era constituída por crianças, que de uma maneira geral estavam caladas a presenciar e ajudavam-me quando eu lhe pedia ajuda.

Depois chegaram os galifões, os oportunistas, os bêbedos, os aleijados e os anciões. Todos eles vinham com um propósito comum…

Em poucos minutos estava com mais de 30 indivíduos à minha volta, todos eles a quererem realizar o trabalho e a dar a sua táctica para reparar o furo.

Alguns deles transpiravam fortes vapores etílicos, enquanto outros tinham os olhos vermelhos e inchados que nem sapos. Fosse qual fosse o estado mental de cada um, o motivo pelo qual se reuniam à minha volta não era outro senão o de conseguir um favor pago.

Valeu-me um certo traquejo para lidar com estas situações.

À frase “Mzungu ndalama palibe” (que bem ou mal conjugada, pretendia dizer que eu não tinha dinheiro), empreguei duas palavras do riquíssimo vocabulário português percebíveis em qualquer lugar do mundo.

Pouco depois estava rodeado apenas pelos miúdos que continuavam a assistir e a colaborar sem nada pedirem em troca.

DSCF5143

Entre tanta algazarra à minha volta, acabei por perder 1h20m na reparação do pneu. Demasiado tempo tendo em conta a distância ainda por percorrer.

Dirigi-me para a fronteira aplicando tudo o que podia nos pedais da bicicleta.

Ao mesmo tempo começava a traçar na minha cabeça, o Plano B.

Caso demorasse muito tempo até passar a fronteira do Malawi, teria que me alojar em Mchinji e percorrer os restantes 109Kms no dia seguinte.

Cheguei ao Posto Fronteiriço de Mwami (Zâmbia) às 11h20 onde quase entrei montado na bicicleta. Cinco minutos depois tinha o passaporte com o carimbo de saída do país.

DSCF5144

Faltava agora obter o visto para entrar no Malawi e verificar a possibilidade de chegar a Lilongwe antes de escurecer.

Para trás ficavam:

 

ANGOLA + ZÂMBIA  
Total Kms percorridos: 3.652kms
   
ZÂMBIA  
Kms percorridos: 2.056Kms
Tempo Total: 144hrs e 32mts
Tempo em Movimento: 119hrs e 41mts
Velocidade Média: 17,6km/h
Média Diária: 89kms/dia
Banhos de Chuveiro 38
Banhos de Caneco ou Balde: 7
Dias Sem Banho 1
Banhos de Água Quente: 29
Banhos de Água Fria: 15
Noites em Tenda: 9
   
Total de furos 1 (Angola) + 6 (Zâmbia)
   
Viagens de Barco  
Horas de Barco 14hrs e 2mts
Kms de Barco 219kms

Mapa

Sem comentários:

Enviar um comentário