Preparação para Fase II

Os dias passados em Saurimo serviram para o relax físico e para a recuperação muscular. Não poderei dizer que serviu para descontrair a mente, pois estes dias foram passados em remoinho anímico numa tentativa de usufruir ao máximo das condições disponíveis nas instalações da Toyota Saurimo.
Queria estar na internet a receber e enviar mails, queria actualizar o blog, queria implementar uma série de funcionalidades no blog, queria actualizar os percursos efectuados no GPS, queria estudar as rotas possíveis para a Zâmbia, queria ver o Google Earth, queria fazer mil e uma coisas que eram impossíveis de fazer nas pequenas vilas ou cidades. O tempo voava e nada parecia estar concluído, principalmente o ponto mais importante… que direcção seguir após Saurimo?
Durante o fim-de-semana fui convidado a visitar o estaleiro da Mota-Engil em Murrige (100kms a Este de Saurimo), onde encontrei alguns velhos amigos. Tive a oportunidade ouvir várias opiniões acerca das possíveis rotas para Luena ou para a Zâmbia, inclusive a do Director Rafael da Delegação de Saurimo do Instituto Nacional de Estradas de Angola.
Com a ajuda da direcção da Mota-Engil de Saurimo, contactei diversas personalidades numa tentativa de obter o máximo de informações acerca da rota a escolher. De uma maneira geral o problema punha-se da seguinte maneira:
1ª Hipótese – De Saurimo a Luena (267kms) e depois em direcção a Lumbala N’guimbo (350kms) onde passaria a fronteira. Havia gente que dizia que a estrada de Saurimo para Luena era muito difícil ou até mesmo insuperável para bicicleta. De Luena para Lumbala N’Guimbo ninguém conhecia concretamente o estado da via ou memo se esta existia… falava-se da estrada para Lumbala N’Guimbo como de um Cabo das Tormentas terrestre com o seu Adamastor do Mato escondido algures… mas em vez das sereias tinha leões. (trajecto a verde)
2ª Hipótese – De Saurimo para Muconda, em seguida para Cazage e Luena. O resto do percurso seria via Lumbala N’guimbo. Esta alternativa era só para evitar a péssima estrada de Saurimo para Luena, obrigando-me a fazer mais uns 100kms e a passar a escassos metros do parque da Cameia… que tem leões (trajecto a azul claro).
3ª Hipótese – Também de Saurimo para Muconda, mas desta vez em direcção ao Luau (onde a estrada estava em muito boas condições) para depois seguir em direcção ao Cazombo e entrar na Zâmbia por Calunda. Este trajecto tinha a particularidade de eu fazer cerca de 300kms de picada a contornar a fronteira do Congo e de passar também em zonas de leões.(trajecto a azul escuro)
Os trajectos a vermelho foram hipóteses ponderadas, mas que acabaram por ser desconsideradas após alguma análise.

Qual dos 3 trajectos possíveis, o pior?.

Todos eles tinham no mínimo 200kms de picada e todos eles passavam zonas de leões… e um deles passava perto do Congo. A adicionar a estes factores, nenhum dos trajectos tinha cobertura de rede móvel. Somente na cidade de Luena. A questão dos 200kms de picada era bem suportada, mas não com a possibilidade eminente de me encontrar com um felino. As opiniões das pessoas dividiam-se neste ponto. Uns diziam que não havia Leões até Luena, mas que depois e até Lumbala N’Guimbo era a zona deles. Outros diziam que os Leões andavam a atacar naquela zona, tendo sido morto um leão perto de Muconda há 2 dias atrás. Outros ainda diziam que havia leões sim, mas que não atacavam durante o dia. Só ao amanhecer e depois ao entardecer. Era uma questão de eu pedalar de dia.
Parecia um tolo no meio da ponte. Se ia por um lado porque não tinha leões, então iria apanha-los seguramente na segunda fase do trajecto. Se ia pelo outro lado, apanhava os leões na primeira metade do trajecto e depois apanhava os congoleses na segunda metade (neste dia um Capacete Azul perdeu a vida na Républica Democrática do Congo devido a um ataque).
Havia quem dissesse que nunca tivesse visto um leão por essas paragens… Uma coisa era certa… Há 2 dias atrás mataram um leão que andava a fazer distúrbio nas aldeias e além disso quem viaja de carro não tem que se preocupar com leões nem onças. Mas quem viaja de bicicleta com 30kgs de tralha tem que se preocupar com estas questões. Ainda mais quando é do conhecimento geral que esta bicharada ataca pelas costas directos ao pescoço. Se ao menos atacassem de frente, eu ainda teria tempo para tirar umas fotografias.
Passei horas a calcular distâncias e a procurar saber se havia aldeias ao longo da estrada onde pudesse pernoitar, para as 3 rotas possíveis. Ao fim de algum tempo cansei-me de tanta indecisão e de tantas opiniões diferentes. Lembrei-me que 2 semanas atrás quando estava ainda em Luanda passei por um momento como este. Ouvi tanta opinião que acabei completamente baralhado. Nessa altura desliguei-me de todos os pareceres e decidi avançar pelo trajecto que havia planeado 2 meses antes e a 7.000kms de distância.
Agora a solução não seria diferente… Iria seguir pelo trajecto que planeei.
Graças à minha cabeça dura o percurso que havia planeado, seria o percurso que iria fazer. Possivelmente não escolhi o trajecto mais agradável ou o trajecto mais fácil, mas foi o trajecto que escolhi. Agora seria necessário uma opinião muito fundamentada e convincente para que eu mudasse de rota devido a razões externas à minha livre e própria vontade
De sobrancelhas em “V” agarrei-me novamente aos mapas e ao Google Earth. Tracei objectivos, etapas e locais para dormir. O método a utilizar seria muito simples… pedalar até Luena onde a probabilidade de encontrar leões parecia ser reduzida. Uma vez em Luena, procuraria informações com o pessoal local acerca da condição e segurança da estrada. Se por razões óbvias tivesse que saltar para um camião e seguir viagem até à fronteira, então isso seria feito.
Agradeço à Raquel, ao Paulo Matos e ao Loff Sérgio por terem ajudado na colecta de opiniões e por terem aturado as minhas fobias a felinos de grande porte que só atacam pelas costas.

11 comentários:

  1. Dá-lhe duro. Os Leões este ano estão fraquitos (o meu Sporting não me deixa mentir). Já és famoso, olha aqui: http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2010/3/15/Ciclista-portugues-encerra-periplo-Angola,c96716ef-b8d5-4979-a3dd-0c458f025f8a.html#

    ResponderEliminar
  2. Amigo,

    essas tuas indecisões fazm lembrar tempos da Universidade...Vou ao B.A.?...Vou ao 8º?..Se for ao promeiro posso ser "comido" por aquela, se for ao 8ª ...enfim.

    Boa viagem.

    ResponderEliminar
  3. A aconpanhá-lo desde o primeiro momento, espero que a etapa Zambia corra, no minimo como correu a etapa Angola. Força um fore abraço

    Fernando Jorge

    ResponderEliminar
  4. Os teus relatos são empulgantes e entusiasmam.Fico sempre à espera das cenas dos próximos capítulos .....
    Lá por estares no mato , "empulgantes" não tem necessáriamente que ter pulgas !
    Vai escrevendo

    Abraço
    Ângelo

    ResponderEliminar
  5. De sobrancelhas em “V” ...
    ; )

    beijos e boa entrada em Zambia!

    ResponderEliminar
  6. (tendo em consideração que já sabemos que já estás na Zambia, posso escrever esta "brincadeirinha") :)
    Pensa positivo, se realmente encontrares um leão (acho pouco provável, tendo em consideração que eles são mais activos, realmente, ao início e fim do dia), é da maneira que chegas mais rápido à próxima paragem! Ainda é melhor que o funge e banana! ;)

    FOOORÇA nas canetas! E na mente também! :)

    Beijos, Cris

    ResponderEliminar
  7. Já que se fala tanto em leões por esses lados , será que não há dragões por aí ?
    Envia fotos que sempre animam os teus relatos

    Ângelo

    ResponderEliminar
  8. Força nas canetas!!!!

    Olhá lá, no próximo "post" podias fazer a lista do que levas!!! Porr... 30 kgs. é muita coisa!!!

    Amanhã, dia 27, vou fazer uma sessão de RPM e pensar assim: "esta subida é à conta do Pedro - vou por mais carga nesta bike!!!"

    Grande abraço, Carlos Miguel

    ResponderEliminar
  9. Tou a gostar mto.Mas gosto mais de andar a pé,tb já fui fazer uma caminhada...Pensamos sempre em ti e vai correr sempre tudo de feição pq já és um herói.
    A titi de Abeiro

    ResponderEliminar
  10. Vim à procura de mais relatos . Vi o mapa e as visitas ao blog .
    Não te esqueças de levar enlatados com "cautelas e caldos de galinha" .... que nunca fizeram mal a ninguém .
    Continuamos a acompanhar .
    Abraço

    Ângelo

    ResponderEliminar
  11. Fontes, vi agora no national geographic q as hipopotomas entram no cio no inicio de maio, portanto no proximo fds!! Levaste perfume?

    ResponderEliminar