Moçambique (Pemba – Mecufi)

 

Apesar do trajecto até Mecufi ser curto, eu queria iniciar a pedalada o mais cedo possível.

Em primeiro lugar para aproveitar as horas matinais em que o vento não estava muito forte. Em segundo lugar porque a estrada até Mecufi seria picada e eu não sabia se haveria troços de areia. Em terceiro lugar porque quanto mais cedo chegasse ao destino, mais tempo poderia despender para aproveitar a proximidade ao Oceano Índico.

Tomei o pequeno-almoço às 7h00 e ainda antes das 8h00 já tinha tudo pronto para deixar o quarto do Hotel Cabo Delgado.

Tinha tudo pronto, excepto um pequeno detalhe… Quando ia a montar a bolsa dianteira (a que vai montada no guiador), reparei que o suporte plástico estava partido num dos lados.

Poderia seguir viagem assim mesmo, mas a qualquer momento o suporte iria partir e a mala cairia ao chão.

Pensei em arranjar uma maneira de atar tiras de borracha de uma câmara-de-ar velha, de maneira que o suporte não fosse muito solicitado aos solavancos da condução, no entanto as ideias que vinham da minha mente não eram de grande confiança.

Já estava completamente equipado para sair, o que fazia-me ferver de raiva sobre o porquê de não ter descoberto antes que o suporte estava partido.

Lembrei-me de uma solução colante que trazia numa das malas, mas se não me falhava a memória, essa solução era uma cola metálica e não serviria para plásticos.

Tentei ler as indicações/instruções no rótulo dos tubos de cola, contudo os quilómetros passados juntamente com parafusos e porcas, haviam removido qualquer mm2 de tinta dos respectivos tubos.

A única coisa que diferenciava os 2 tubos de solução era que um deles tinha uma tampinha preta e o outro tinha uma tampinha branca.

Decidi arriscar e preparar a solução que dispunha comigo, na esperança que a mistura resultante colasse plástico.

Preparei, limpei e colei o suporte. Deixei a peça debaixo de um dos pés do cadeirão do quarto a fim de manter a pressão sobre as superfícies a colar.

Entretanto aproveitei para reparar outros dois suportes que se haviam partido nos últimos dias. O suporte da garrafa de água e o suporte interior da mesma bolsa.

Esperei alguns longos minutos até que a solução ficasse completamente rígida. Dei mais um minuto de tolerância e fiz o primeiro teste de fiabilidade ao suporte.

Passou!

Voltei a montar tudo novamente na bicicleta, incluindo a bolsa dianteira. Não tive que esperar mais que 2 segundos para ouvir um PLACK!

DSCF6451

O suporte da bolsa partiu, o que quereria dizer que afinal a cola era mesmo para metal e não colava plástico (tal como seria de esperar).

Os outros 2 suportes que entretanto aproveitara para colar, também partiram. Todavia estes não me causavam grandes transtornos para a minha partida.

Começava a sentir a minha carne a cozer debaixo da roupa. Não porque o dia estivesse quente, mas sim devido à pilha de nervos originada pelo barulho dos vidros da janela do meu quarto que estremeciam por acção do forte vento Sul.

Subitamente lembrei-me que na porta vizinha à entrada do hotel, havia uma ferramentaria e que muito possivelmente poderia encontrar Araldite à venda (ou algo semelhante). Seria certamente uma solução para o meu problema.

Voltei a abrir as malas da bicicleta e troquei de roupa, apenas para sair à rua e comprar a tão desejada cola milagrosa. De regresso ao quarto, apliquei a nova solução na peça plástica e voltei a coloca-la debaixo do cadeirão estilo anos 60.

DSCF6448

Após algumas considerações resultantes da leitura das instruções de secagem da Araldite, decidi não montar a mala no guiador e assim dar mais algumas horas de secagem à solução. Seria melhor aguardar as 8 horas sugeridas nas instruções até que a mistura atingisse as características desejadas.

 

Agora teria que arranjar espaço na traseira da bicicleta para nela colocar a bolsa do guiador, Algo que só foi possível através de alguma engenharia.

Com tanta peripécia para conseguir reparar o suporte da bolsa da frente, acabei por deixar o hotel às 10h15, ou seja com 2 horas de atraso. No entanto nada estava perdido e se tudo corresse bem, conseguiria estar em Mecufi à hora do almoço.

Continuava a usar os meus collants que comprara em Lichinga a fim de manter os joelhos protegidos do vento que se fazia sentir.

À saída de Pemba apercebi-me de quão forte estava o vento, tornando-se difícil manter os 15Km/h. Não sabia se devido à humidade resultante da proximidade com o Oceano ou se simplesmente devido à “idade”, mas sentia as tíbias geladas mesmo sabendo que a temperatura exterior estava de certo modo tolerável. Era uma sensação algo incómoda e que juntamente com o vento, impedia-me de pedalar a ritmos desejados.

Seguia agora com menos 3kg na dianteira da bicicleta, o que fazia com que a roda da frente tendesse para andar no ar.

Fazia contas à etapa e facilmente concluí que se o vento continuasse com esta intensidade, iria necessitar de 3 a 4 horas para fazer os simples 50Kms até Mecufi.

Continuei a pedalada tentando entreter a mente com as desgastadas musicas do iPod, ao mesmo tempo que contabilizava os azares dos últimos dias.

Agora que estava quase no “fim” da viagem, parecia que todo o material acusava cansaço e necessitava de férias.

Era o aro da roda traseira que se abriu em duas metades, era os raios que se partiam, era o desviador da corrente que estava empenado, eram as rodinhas do desviador que já não tinham dentes, era um suporte da garrafa que partiu (e uma garrafa perdida), era o suporte plástico da bolsa do guiador partido e era o suporte metálico do interior da mesma bolsa que também dera as últimas.

Por este andar iria chegar a Maputo com a bicicleta aos bocados.

Passava uma hora desde que deixara Pemba. A qual qualquer momento iria rumar para a esquerda em direcção ao litoral, pela tão aguardada picada que me levaria até Mecufi. Antes de chegar à cortada de terra batida eis que vejo à minha frente um carro parado com 2 vultos a olhar para mim. Eram os meus amigos da Associação Desportiva de Pemba (o China e o Pato) que pararam para, mais uma vez, desejar-me boa viagem e dar-me alguns contactos por esse Moçambique fora.

DSCF6454

Pouco depois, cheguei ao entroncamento que me levaria para Mecufi. Uma estrada de terra batida, ligeiramente coberta com areia mas de fácil progressão.

DSCF6456

O vento forte não me deixava ouvir as músicas que os auscultadores debitavam, forçando-me a exigir da minha mente uma capacidade adicional de abstracção, não só para combater a fome que começava a dar sinais de si, como também para fazer face à baixa performance causava pelo próprio vento.

A picada estava em relativo bom estado. Atravessava várias aldeias, o que obrigava-me a pedalar com atenção redobrada para não atropelar ninguém. Não muito longe conseguia ver o Oceano Índico, no entanto a contemplação da paisagem era completamente desvirtuada devido à acção infausta do forte vento.

DSCF6459

Cerca de uma hora depois de ter iniciado a pedalada, e já quando o meu estômago alertava-me que estava na hora de reabastecer, eis que surge o que eu menos desejava… mas que ao mesmo tempo era o que eu mais suspeitava que viesse a acontecer.

Um pneu furado. Não era bem um simples pneu furado. Era o meu pneu traseiro furado. O mesmo pneu que estava tão cheio de farripas de borracha que quase que não havia espaço para o “ar”.

Saí da bicicleta devagar. Pela minha mente passava a realidade em que me encontrava. Desta vez, o simples facto de chegar às ferramentas e ao kit de remendos era uma tarefa mais complicada, pois todos os utensílios encontravam-me na bolsa do guiador. Que por sua vez, seguia algures amarrada na traseira da bicicleta.

Mesmo antes de iniciar a tarefa de tirar o pneu do aro, já tinha perfeita noção que não seria uma missão pacífica. Nos meus dedos ainda estava por colar a pele que se despegara da carne quando tentava montar o pneu no aro (no último furo à saída de Montepuez).

Um pouco céptico, experimentei desmontar o pneu do aro. Em primeiro lugar tentei com os desmontas de plástico. Partiram-se todos os 5 desmontas. Agora não tinha desmontas para pneus…

Em segundo lugar tentei com os dedos e por último lugar com os dentes… Nada.

O pneu não saiu do aro. Lembrei-me da catana que trazia comigo, mas esta nem sequer conseguia entrar entre o pneu e o aro. Usei-a para afiar os desmontas que se haviam partido, mas mesmo assim o pneu não dava qualquer sinal de querer saltar para fora do aro.

Sem ferramentas, não havia nada a fazer. O pneu nunca iria sair do aro pelos métodos tradicionais devido à quantidade de câmaras-de-ar velhas que protegiam as fissuras do aro. Necessitava de algo mais forte, tipo uns desmontas de metal.

Encontrava-me sem solução aparente para remover o pneu do aro.

Afastei-me da bicicleta e dei umas passadas de um lado para o outro da estrada numa tentativa de arejar a cabeça ao sabor do forte vento. Olhei para o embondeiro que calmamente pairava à minha frente como se eu tivesse todo o tempo do mundo para estar ali plantado. Apeteceu-me deitar no meio da estrada, mas com a minha sorte de certeza que nesse momento havia de passar a toda a velocidade o único veículo utilizador da via.

DSCF6461

Recentemente havia lido algures que um bom viajante não tem planos fixos nem faz intenção de chegar… Ora tal filosofia era totalmente desacertada para a minha situação. Eu tinha um plano e fazia intenção de chegar a Mecufi (no mínimo) antes de escurecer.

Enquanto divagava à volta da bicicleta surgiu na minha mente uma pequena solução. Se o furo na câmara-de-ar não tivesse sido provocado pelas arestas cortantes do aro, então haveria a hipótese de o mesmo ter sido provocado por um objecto exterior, tipo um espinho ou um arame. Caso tal se verificasse, o resto do spray reparador que ainda trazia comigo poderia ser capaz de aguentar o ar dentro do pneu.

Apliquei o spray cheio de esperanças de ver o pneu a encher. A cada cm3 de espuma branca que a custo passava pela válvula da câmara-de-ar, eu testava a consistência do pneu com a outra mão. Estava a resultar. O pneu ia enchendo devagar até que adquiriu a rigidez pretendida. Esperei uns segundos para ver se o ar se aguentava dentro da câmara-de-ar e logo de seguida montei a roda na bicicleta.

Estava pronto para seguir viagem, desta vez com um pneu cheio de tiras de borracha e espuma reparadora de furos.DSCF6465

À minha frente seguiam paisagens de vegetação esverdeada contracenando com o azul do céu e com o avermelhado da estrada de terra batida.

 

Todavia tal não era suficiente para distrair a minha mente que não parava de tentar arranjar uma explicação para o facto de sempre que eu tinha um trajecto curto pela frente, este levava muito mais tempo que o planeado.

E hoje era o perfeito exemplo disso mesmo. Uns meros 50Kms até Mecufi encostado ao Índico, através de uma paisagem agradável, mas num dia de vento como eu nunca apanhara até então e um furo na bicicleta justamente quando eu não tinha meios para desmontar o pneu.

Com o passar dos quilómetros abstrai-me dos azares do dia e iniciei a contemplação do cenário que me rodeava. Por vezes do alto das colinas conseguia ver o Oceano, o que fornecia um encanto especial ao dia. As poucas gentes que comigo se cruzavam, pouco ou nada diziam. Limitavam-se a olhar espantados para mim e para a bicicleta. Alguns cumprimentavam-me em inglês ao qual eu respondia com um grandioso “Bom Dia!”, com o intuito de sinalizar a minha proveniência. Contudo o efeito pouco importava para as gentes locais.

DSCF6469

E foi quando eu seguia animado, já com Mecufi no horizonte, que o meu pneu traseiro resolveu dar-me mais uns minutos de tensão arterial. Mais um furo.

DSCF6472

Decidi não tentar mais nada. Limitava-me apenas a encher o pneu e a percorrer os 2Kms permitidos até que o pneu esvaziasse novamente. Depois repetia o ciclo. Encher o pneu, percorrer mais 2Kms, etc etc etc.

Enchi o pneu meia dúzia de vezes até que dei entrada na Vila de Mecufi. Passavam 20 minutos das 14h00.

DSCF6476

Mecufi, tal como tantas outras, era uma vila simpática e com notórios vestígios de abandono e degradação. Dei uma volta pela praceta principal sob o olhar atento daqueles que repousavam nas entradas dos poucos estabelecimentos comerciais.

Dirigi-me para a praia à procura do estabelecimento indicado pelo China e pelo Pato. Um modesto restaurante em frente à praia onde eu poderia encontrar abrigo.

À chegada fui recebido pelo pessoal da casa, que após algumas negociações arranjaram-me local para dormir e ainda se voluntariaram para me ajudar a reparar o problema da minha roda traseira.

DSCF6477

A operação era relativamente simples. Com algumas ferramentas emprestadas e a ajuda de terceiros, havia decidido retirar definitivamente o pneu em uso de circulação. Estava na altura de aplicar o pneu novo que comprara no Malawi, quase um mês antes e assim tentar evitar furos escusados.

DSCF6480

 

Aproveitei para reparar a câmara-de-ar que, apesar de nova já contava com dois furos provocados por espinhos gigantes.

 

DSCF6482

Roda traseira reparada e estômago forrado com um delicioso peixe grelhado, estava na altura de virar as minhas atenções para a bolsa do guiador. Uma vez que a cola já estava seca, era o momento de amarrar alguns bocados de arame a reforçar o suporte partido. O dia do teste seria na manhã seguinte.

DSCF6494

O serão foi passado na companhia dos meus ajudantes e de um animado professor de história, que tentava ensinar os valores da independência aos mais jovens, ao mesmo tempo que pedia ao “branco” para lhe pagar mais uma cerveja.

“Todo o homem carrega com ele, um mundo feito de tudo o que viu e viveu…”

DSCF6498

A etapa contou com 48Kms percorridos em 4h18m, em que 1h06m foram dispendidos na reparação de furos impossíveis. A velocidade média (em movimento) foi de 15Km/h.

DSCF6484

3 comentários:

  1. Viva Pedro,

    Obrigado pela tua visita no meu blog.
    Eu já acompanho a tua aventura à algum tempo. E cada vez que leio mais um episódio, aumenta a vontade que tenho de começar a minha aventura.

    Um forte abraço,
    Leonardo Maia

    ResponderEliminar
  2. De volta à actividade narrativa... Muito bem e muito bom! Continua a aguçar-nos a curiosidade pela aventura! Bjs, S.C.

    ResponderEliminar
  3. ola pedro tudo bem? sou a bela que vive na beira
    espero que a tua aventura tenha corrido como desejado por agora estou em portugal ate dia 30 de abril e nao resisti em ver o que ja tinhas escrito. vejo que ainda nao escreves-te sobre a beira. fico a aguardar entretanto desejo-te tudo de bom. Bjs e abraços Bela e Joca. esperamos por ti um dia novamente em Moçambique.

    ResponderEliminar